A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais importantes do nosso corpo, pois nos permite realizar todos os movimentos da nossa boca, através da mandibula. Porém, quando algo não está funcionando como deveria, pode ocorrer uma disfunção temporomandibular (DTM), que causa dor e desconforto na mandíbula e nos músculos da mastigação. Isso pode afetar a sua qualidade de vida, prejudicando tarefas simples, como comer ou falar.
As causas da DTM são diversas e indo desde estresse e ansiedade, que podem levar a tensão muscular e articular por conta do bruxismo, mas também podem ser causadas por lesões ou traumas na região da mandíbula e da cabeça, entre outras. A DTM pode afetar pessoas de todas as idades e pode ser muito dolorosa e debilitante.
O tratamento da DTM é um processo que envolve o acompanhamento de diversos profissionais de saúde, como os fisioterapeutas. O tratamento pode trazer alívio para a dor e o desconforto, e ajudar os pacientes a recuperar a qualidade de vida.
A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento da DTM, utilizando técnicas específicas para ajudar a reduzir a dor e o desconforto, melhorar a mobilidade da mandíbula e diminuir a frequência e intensidade das crises. A terapia manual é uma das técnicas utilizadas pela fisioterapia, e consiste em movimentos suaves e precisos nas articulações e nos músculos da mandíbula, com o objetivo de aliviar a tensão e a dor e restaurar a mobilidade das estruturas.
Além da terapia manual, a fisioterapia também pode incluir exercícios específicos para os músculos da mastigação, uso de aparelhos de eletroterapia, acupuntura e outras técnicas que possam ser indicadas para o caso específico de cada paciente. É importante destacar que o tratamento da DTM é individualizado e deve ser adaptado às necessidades de cada paciente, por isso, é importante buscar um fisioterapeuta especializado na área para garantir o melhor resultado.
Com o apoio de profissionais especializados, é possível superar a DTM e voltar a sorrir com confiança!