Ciclo de dor e remédio

Alguns medicamentos não necessitam de receita médica para a compra, porém isso não significa que você deve usa-los sem orientação. Todo cuidado é pouco na hora de se automedicar ou seguir “sugestões de amigos” pois cada organismo é diferente, assim como suas reações aos medicamentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população toma medicamentos de forma incorreta medicando o sintoma sem saber a causa.

Ao tomar remédios como analgésicos e anti-inflamatórios para dor na coluna vertebral, a grande maioria das pessoas não tem melhora, as poucas pessoas que tem melhora, o efeito é rápido e curto , poucas horas, e a dor já se manifesta novamente, essa automedicação prejudica o diagnóstico da causa da dor, e pode gerar uma cronificação da dor, sendo muito mais difícil é demorado o tratamento, é preciso realizar uma avaliação minuciosa para eliminar sua dor pela origem e não apenas tentar acabar com os sintomas.

Na fisioterapia o primeiro passo para um tratamento eficiente é uma avaliação ampla, considerando o histórico de doenças, hábitos do dia-a-dia, ocupação, estado emocional, avaliar exames de imagem e realizar exames físicos no paciente. Só então o profissional será capaz de elaborar um plano que trate o problema em si e não apenas os sintomas momentaneamente. Para cada tipo de dor existe uma diretriz de tratamento podendo ser: manipulação ou mobilização articular, a mesa de tração ou flexão, exercícios direcionais, a estabilização segmentar vertebral e a estabilização dinâmica. Dentro desse tratamento se aplicam as metodologias como Osteopatia e o Método Mckenzie e a tecnologia de macas de tração eletrônica e flexo-descompressão.