Medo de sentir dor ao movimentar-se (Cinesiofobia)

Quando você sente aquela dorzinha, sua reação é ficar em repouso ou se movimentar? Se sua resposta foi ficar em repouso, provavelmente você possui “cinesiofobia”. Mas afinal o que é isso?

“Cinesiofobia” é o medo de sentir dor ao se movimentar. É isso mesmo, o paciente acredita que o movimento seja o causador da dor, e acabada passando mais tempo deitado ou sentado (repouso), isso faz com que as articulações se acostumam paradas e consequentemente doam com o movimento, criando um ciclo vicioso. Para pacientes com dor crônica a situação é ainda mais agravante, pois ele já é sensível à dor, e em decorrência do repouso excessivo, o movimento pode acabar causando mais dor ou recorrência da lesão.

A pouca movimentação no dia a dia causa prejuízos aos músculos e articulações, causando fadiga, para reverter esse quadro, se faz necessário adaptar novamente o corpo aos movimentos com exercícios.

A fisioterapia propõe exercícios de reabilitação com o intuito de diminuir a fadiga e promover o bem estar, aplicando uma metodologia de tratamento, educação e envolvimento ativo do paciente, onde ele não vai tratar apenas no consultório, e sim em seu dia-a-dia também.

As terapias manuais como o Método McKenzie, realizada por fisioterapeutas especializados, são as opções menos invasivas e mais eficientes para esses casos. A avaliação inicial consiste na análise geral do paciente (histórico, exames, sintomas, hábitos) seguido da avaliação física, onde o profissional solicita a execução de certos movimentos ou posições de forma repetida para observar os sintomas e amplitude do movimento podendo classificar a lesão. Com essas informações o fisioterapeuta vai poder traçar um método de tratamento exclusivo para a lesão específica do paciente, incluindo alguns exercícios e posturas que se deve aplicar ou evitar durante o dia a dia, ensinando auto tratamento e consciência corporal, além de prevenção a futuros problemas. O complemento do tratamento pode ser realizado através do Método Pilates ou a Musculação Terapêutica, para dar continuidade e um estilo de vida sem dores.