Cuidados com a postura | Férias

Muitos pacientes relatam nos consultórios e clínicas os problemas de coluna que tiveram em suas viagens. Infelizmente, eles não sabem que esses transtornos estão relacionados, na maioria das vezes, com a arrumação da mala, a altura em que ela foi organizada, como foi transportada, e de que maneira a mala foi colocada e retirada do carro e da esteira do aeroporto.

A seguir vamos dar algumas dicas para você não se preocupar com dores nas costas durante suas férias:

–  Para fazer sua mala, coloque-a numa altura que evite você curvar sua coluna para frente e para baixo. Ela deve ficar em uma altura média, com as rodas voltadas para fora da mesa ou da cama onde está sendo organizada, de maneira que você possa colocá-la na posição vertical após o fechamento.

– O melhor local para organizar suas roupas é sobre uma mesa, pois ela tem a altura ideal para evitar que você se curve para frente. Mantenha a mala próxima a esse local e igualmente numa altura satisfatória para sua coluna. Lembre- se: o momento em que mais curvamos nossas costas é quando estamos dobrando as roupas.

– Tanto para organizar como para transportar a mala para o carro é muito importante que os músculos do transverso do abdômen estejam contraídos. Por isso, coloque o puxador em uma altura que permita sua coluna ficar ereta. Ter malas com rodas sempre irá facilitar o transporte e diminuir o esforço do passageiro.

– Faça uma base larga entre os pés posicionando um à frente do outro. As pernas devem estar um pouco dobradas. Utilize a força das pernas ( esticando-as)para suspender o objeto e aproxime-o de seu corpo. Repita esse procedimento também na esteira do aeroporto para apanhar suas malas.

-Também, é melhor viajar com duas malas pequenas ou médias do que com uma mala grande e pesada. Para as pessoas que têm dores nas costas e estão com malas ou objetos pesados, aconselha- se contratar um ajudante, que podemos sempre encontrar nos aeroportos e nas rodoviárias.

Boas férias!