Você sabia que alguns sintomas podem revelar problemas no nervo ciático?

O nervo ciático é o mais longo de nosso corpo, formado por diversas raízes nervosas, se origina na região lombar e atravessa quadril, glúteos, parte posterior da coxa, joelho e tornozelo. A função do nervo ciático está relacionado a sensibilidade e ao movimento, controlando as articulações do quadril, joelho e tornozelo e movimentos nas coxas, pernas, tornozelos e dedos dos pés.

A dor no nervo ciático ocorre quando o nervo sofre uma compressão ou inflamação, que é comum em casos de hérnia de disco lombar (especialmente entre L4 ou L5), espasmo do músculo piriforme, traumas diretos por fatores mecânicos, ou em alguns casos má postura. Alguns fatores podem ser de risco como a obesidade, envelhecimento, sedentarismo e gravidez, que geram enfraquecimento da musculatura de sustentação da coluna ou geram a pressão sobre a coluna sobrecarregando músculos e ligamentos. Cerca de 8% da população mundial sofre com dor ciática, que causa sintomas de dor intensa como:

⚠ Dor acompanhada de choques intermitentes nas nádegas, que se prolongam para baixo, por trás ou pelo lado da coxa e/ou perna.

⚠ Pinçadas ou espasmos de dor na parte baixa da coluna e ao longo do nervo ciático, que percorrem pela parte posterior da coxa, podendo se estender até o pé

⚠ Dificuldades em realizar certos movimentos, como sentar ou levantar.

As dores não devem ser ignoradas, o diagnóstico preciso e precoce pode evitar outra doença seja indicada como causa da dor e agravar a condição do paciente com um tratamento inadequado O uso de medicamentos pode causar alívio imediato, porém não eliminam a causa do problema.

O diagnóstico da dor ciática deve ser feito clinicamente por um ortopedista ou fisioterapeuta, através de uma avaliação onde o profissional deverá comprovar a alteração no nervo realizando um teste físico, os exames de imagem podem ser úteis para avaliar ajudando a identificar o que está comprimindo o nervo, e se a coluna apresenta-se saudável sem alteração a causa da dor será outra.

O tratamento conservador é o mais adequado, metodologias manuais como a Osteopatia e o Método Mckenzie associados a tecnologia de macas de tração eletrônica e flexo-descompressão e a Método Pilates realizam o reforço da musculatura e estabilização a coluna lombar e reeducação postural, que são a chave para o controle da dor causada pela compressão do nervo ciático